Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/11/2010

Artista estampa fachada do Masp com "bordado" de céu e nuvens



Ver o céu refletido em edifícios espelhados é cena comum para os paulistanos. Mas um céu com nuvens bordadas em ponto cruz e com a imagem de uma agulha gigante não é algo que aparece todo dia na cidade. A partir desta segunda (15/11), Regina Silveira ocupa a fachada do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) com o falso céu da instalação ‘Tramazul’. Na obra, adesivos de vinil azuis foram colados sobre os vidros das quatro faces do prédio projetado por Lina Bo Bardi, ocupando uma área de 2.300 m². 
Se, para a consagrada artista plástica gaúcha, intervir em grandes marcos da arquitetura mundial é algo recorrente (ela já levou sua obra a locais como o Palácio de Cristal do Reina Sofía, em Madri), a intervenção no Masp é um feito inédito. Desde sua inauguração, em 1968, a fachada do museu nunca foi usada como uma ‘tela em branco’ por nenhum artista, apesar das frequentes solicitações recebidas pelos curadores.
Como conta Regina Silveira, a obra é patrocinada pela Nestlé em R$ 400 mil. Desde 2007 surgiu o projeto de a artista fazer alguma intervenção no museu - a princípio, a ideia era um trabalho no vão livre do Masp, trazer instalação da artista realizada no Museu Vale, no Espírito Santo. Mas com o tempo e pensando no edifício, Regina mudou seu projeto, criando essa que é a primeira intervenção efêmera, mas de meses, na fachada do Masp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário