Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16/12/2010

SÍMBOLOS IMPORTANTES DO HINDUÍSMO


Hinduísmo emprega a arte do simbolismo, com efeitos surpreendentes. Nenhuma religião é tão repleta de símbolos como esta antiga religião. E todos os hindus são tocados por este simbolismo durante toda a vida de uma forma ou de outra. Muitos destes símbolos podem parecer absurdos ou mesmo estúpidos, mas descobrir o sentido profundo deste simbolismo é pura alegria.

OM ou AUM 


Como a cruz é para os cristãos, Om é para os hindus. É composto de três letras sânscritas, aa ,au e ma que, quando combinados, fazem o som Aum ou Om . O símbolo mais importante do hinduísmo, que ocorre em cada oração e invocação para a maioria dos deuses começa com ele. Como o símbolo da devoção, Om é freqüentemente encontrado na cabeça de letras, pingentes, consagrado em todos os templos hindus e santuários da família. Este símbolo é realmente uma sílaba sagrada que representa o Brahman ou o Absoluto - a fonte de toda existência. Brahman, em si, é incompreensível então um símbolo é obrigatório para nos ajudar a entende-lo. Om é também usado para significar a divindade e autoridade.

SUÁSTICA


Em segundo, a Suástica , símbolo que se parece com o emblema nazista, tem um grande significado religioso para os hindus. Suástica não é uma sílaba ou uma letra, mas um caráter pictórico na forma de uma cruz com ramos dobrados em ângulo reto e em frente no sentido horário. Um imperativo para todas as celebrações religiosas e festas , a suástica simboliza a natureza eterna do Brahman, pois seus pontos em todas as direções representam assim a onipresença do Absoluto.
"Suástica" O termo é uma fusão de "su" (bom) e "Asati" (a existir), o que significa quando combinado "Que Bom prevalecer"Historiadores dizem que a suástica podem ter representado uma verdadeira estrutura e que, em tempos antigos foram construídos por razões de defesa e por seu poder de proteção e desta forma começou a ser santificado.

LOTUS


O lótus é um dos símbolos auspiciosos e uma das mais pungentes representações do ensino budista. As raízes do lótus estão na lama, o caule cresce através da água, e perfumada flor pesadamente fica acima da água, aquecendo-se ao sol. Este padrão de crescimento significa o progresso da alma do barro do materialismo, através das águas da experiência, e para o sol brilhante da iluminação. 

"o espírito do melhor dos homens é impecável, como o lótus na água barrenta que não aderem a ele."
O lótus é um dos maiores e mais reconhecidos motivos do budismo e aparece em todos os tipos de arte budista, culturas budistas e embelezam têxteis budista, cerâmicas e arquitetura. Cada divindade budista está associada de alguma maneira com o lótus, ou estar sentado sobre uma flor de lótus em plena floração ou de se ter em suas mãos e até mesmo em pé, cada pé repousa sobre um lótus.

O lótus não cresce no Tibete e arte tão tibetana tem apenas versões estilizadas do mesmo, mas aparece com freqüência com as divindades do Tibete e entre os oito símbolos auspiciosos.

TRISHULA

Trishula, significa "lança trifurcada" é a arma usada por Shiva desde suas ilustrações mais antigas (período neolítico, 4.000 A.C). E Shiva, na condição de "renovador" (destrói para construir algo novo), usa a trishula para destruir a ignorância dos homens.
Esta arma possui uma simbologia, com relação ao número de pontas que possui. Por ser um tridente, cada ponta de sua lança tem seu significado, sendo diretamente relacionadas com as três qualidades da matéria: tamas (a inércia ou a existência), rajas (o movimento ou firmamento) e sattva (o equilíbrio ou trevas). Ainda pode ser representado como o passado, presente e o futuro, visto que Shiva domina a naja, serpente mais mortifera de todas, dando assim, potencial de imortalidade.

YANTRA

Um Yantra é um diagrama geométrico que representa o universo. É usado no hinduísmo com adoração e meditação, especialmente no tantrismo. Um Yantra é bastante semelhante a uma mandala , mas um yantra é diferente na medida em que pode ser um objeto de três dimensões, bem como um diagrama de duas dimensões.Como a mandala, o Yantra simboliza o desenvolvimento cosmogênico, do absoluto, no centro do mundo material nas bordas. Yantras têm muitas vezes um mantra semente inscrito neles, e eles são considerados o equivalente verbal de um mantra.
Um Yantra é criado somente durante um ritual extremamente complexo em um lugar ritualmente purificado e consagrado. Um yantra tridimensional é feita de placas de pedra ou metal e está imbuído com o poder de uma divindade.É então meditado como a divindade, e é usado como um instrumento de visão do invisível. Um yantra também é desenhado no local onde o templo será construído.

54 comentários:

  1. eu tenho o OM tatuado no Ombro.... bjss amei o blog

    ResponderExcluir
  2. Mto bom o poste, mas essa suástica ai que vc colocou é a mesma que Hitler usava e está girando em sentido anti horário e não no horário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A suástica inicialmente era usada apenas como símbolo hindu. Hitler aderiu a ela com a filosofia de "prevalecer para que o mundo seja dominado", e é perceptível que a suástica utilizada por Hitler possuia uma leve inclinação para a direita, representando o ciclo de dominação do nazismo.
      Lembrando que não há nada semelhante entre o hinduismo e o nazismo, e aqueles que seguem a cultura hindu não possuem culpa alguma de Hitler, na época da Segunda Guerra, ter utilizado o símbolo como marca registrada

      Excluir
    2. esta pagina e otima gostei muito

      Excluir
    3. Eu tambem adorei esta pagina

      Excluir
    4. a suatica aparce em muitas cuturas ate na egypicia tem

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. orixá é pra religião africana

    ResponderExcluir
  5. Não é que a suástica esteja errada é que ela se parece com simbolo nazista ...

    ResponderExcluir
  6. A suástica significa para eles um simbolo de sorte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIRA QUEM FEZ ESSE BRASÃO FOI HITLER O BRASÃO ERA OUTRO,E AS CORES DO BRASÃO TODOS SÃO DE MORTE E SOFRIMENTO...

      Excluir
    2. "Quem fez esse brasão foi Hitler".
      Cara, você não leu o texto, né?
      Suástica, além de não ser brasão, pois não está inserido no desenho de um escudo, é um símbolo muito mais antigo que Hitler e até hoje usado no Oriente no sentido de paz, Lua e Sol, sorte, etc.
      Antes do nazismo, também era um símbolo usado por esotéricos ocidentais; após a Segunda Guerra mundial que tomamos esse símbolo como algo ruim, significado este que não é verdadeiro.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. vão ora vão issoo e td satanico existe so um deus no mundo kii e jesus cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai só jesus cristo
      temos que nos converter pq o fim dos tempo está chegando

      Excluir
    2. Não, isso é cultura!

      Estude mais!

      Excluir
    3. antes de propagar sua religiao (qual e que seja) va estudar e pelo menos faça oq todas as religiões pregam praticamente respeitar o proximo

      Excluir
    4. antes de propagar sua religiao (qual e que seja) va estudar e pelo menos faça oq todas as religiões pregam praticamente respeitar o proximo

      Excluir
    5. que lord shiva e sua trishula acabe com a sua ignorância ..

      Excluir
    6. Infelizmente existem muitas pessoas com o seu pensamento medíocre, e eu clamo aos meus ancestrais que pessoas como você se elevem e tenham mais consciência do falam. Que os espíritos nossos ancestrais dêem paz de espírito a vós!��

      Excluir
  9. Vou usar estes símbolos para um trabalho, obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Quanta bobagem... é total ignorância criticar e julgar algo que nao conhece. Estude a cultura Hindu que vc que critica vai ficar constrangido com sua tamanha ignorância. Que culpa temos se usaram nosso símbolo da Suástica como emblema nazista? Poderiam ter pego a Santa Cruz e usado como emblema, o que os cristãos poderiam fazer? Enfim, nao julguem a religiao de ninguém, principalmente por ignorância de conhecimento, que bom seria se todos tivessem e praticassem uma religiao, nosso mundo seria outro... Raiza_marquiore@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito show!!!demais ajudou muito!!
    Brigada

    ResponderExcluir
  12. Ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir
  13. Ajudou meu trbalho sobre hinduismo tbm! obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm ajudou mt meu trabalho de religiao vlw ai :)

      Excluir
  14. muito bom! sempre via o OM por ai e nao sabia o significado correto. obrigada

    ResponderExcluir
  15. como custumo dizer co a wikipedia

    tao sempre a copiar os meus trabalhos

    ResponderExcluir
  16. - aJUDOU MUITTO NO MEU TRABALHOO :) OBG.. MAIS EU SOU EVANGELICA E CADA UM TEM SUA CULTURA EU NUNCA VOU CRITICAR A DE VCS Nao mais tem tanta gente que gosta de critica os outros cada um tem seu cada um . DEUS trabalha no silencio e no silencio que elle esta trabalhando DEUS pode transforma a vida de cada um mais tanbem depende delles quererem A DEUS no seu coracao ...

    ResponderExcluir
  17. Assim como aqui no Brasil a maioria das pessoas conhecem a religião cristã, na India quase todas as pessoas já nascem sendo hindu, e eles não conhecem o cristianismo, conhecem apenas seus deus e , e eles tem um deus para cada coisa, para nós isso é loucura, mas para eles isso é normal, não devemos criticar uma religião apenas porque não conhecemos, Deus opera milagres e esta em todos os lugares, não é porque eles adoram outros deuses que significa que eles não tenham fé.. pelo contrario, eles tem muito mais fé que muitos cristãos por ai.. eu sou evangélica, mas quem sou eu para criticar a religião das outras pessoas? quem pode me garantir que a religião que eu sigo é a correta, e que é a religião deles a errada? ou vice versa... somos livres para adorar a Deus nao importa nossa religião, ou nossa cultura, ou nossa crença, o importante é ter fé .. que Deus abençoe a todos..

    ResponderExcluir
  18. Ajudou no meu trabalho.
    Oque eu sei é que esses simbolos são satanicos .eee " os fim dos tempos "

    ResponderExcluir
  19. Essa Suástica está invertida,sendo assim representa o NAZISMO.

    ResponderExcluir
  20. simplesmente um trabalho perfeito!!queria tatuar no meu braço o simbolo da SUÁSTICA!!! o Nazismo não tem nada aver com isso,nao sou preconceituosa por isso não acho certo as pessoas julgarem o simbolo sem nem o conhecer! obg

    ResponderExcluir
  21. adorei cada simbolo mas eu queria saber outra coisa mas acho que voces não tem o que quero saber me disculpe

    ResponderExcluir
  22. Hinduismo serviu de inspiração para hitler.Logo o hinduismo é satânico,e deve ser combatido e excluido pois propaga mentiras e forma um sistema de castas totalmente preconceituoso e atrasado.É sempre Deuses animalescos que deturpam a natureza sexual do homem e da mulher com indecências e promiscuidade ,depois da maldita novela caminho das indias a nova moda que predominou desde 2009 é ser hindu,porem cabe a nós ser tradicionalistas e porque não mandar todos esses hindu-brazilienses para a india com uma passagem de ida sem volta,para que fiquem por lá até o fim dos tempos com os falsos deuses que parecem demonios cheios de braços e suas deusas sensuais que promovem sem vergonhice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hinduísmo ensina que todas as vertentes religiosas levam a Deus, sendo assim eles dizem que o Cristianismo leva a Deus também. Como isso pode ser satânico e ter de ser destruído? Não existe Satã no Hinduísmo. Não existe moda de ser hindu. A cultura hindu foi trazida para o Brasil a partir dos anos 50, tempo que a Rede Globo não existia.
      Vamos estudar antes de dizer besteira?
      Fique em paz. Om Shanti. Hare hi Om.

      Excluir
    2. Como assim? Estupradores de crianças como os padres católicos?

      Excluir
    3. Kkkk...boa Insolente!!!
      E como pode se dizer Cristão com todo esse ódio? Falta muuuito pra chegar lá em amigão?

      Excluir
  23. A suástica inclinada no sentido horário é a lunar (azar) símbolo do movimento nazista..
    A suástica inclinada no sentido anti horário é a solar (sorte) símbolo do hinduísmo..
    não estudem por blogs, procurem saber ao certo antes de espalharem informações não verídicas

    ResponderExcluir