Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18/03/2011

Cenotes na Península de Yucatán

Existem inumeras maravilhas naturais na Península de Yucatán no México e  e algumas das mais importantes e incomuns são os "CENOTES", ou sumidouros. Embora existem apenas 1200 deles registrados, porém estima-se se existem mais de 5000 deles.


Os Maias o chamavam de dzonot, mas após os espanhóis chegarem traduziram como cenote, que na língua espanhola significa "coisa profunda". 



Os Cenotes são mágicos, enigmáticos e únicos no mundo e eram o único recurso para a água fresca e doce na selva local de Yucatán. Eles eram os lugares sagrados dos maias, por representarem uma entrada para o submundo e muitos objetos de culto aos Deuses foram encontrados em alguns Cenotes.


A Península de Yucatán é uma plataforma de calcário poroso sem rios visíveis, sendo todos os rios de água doce subterrâneos e porosos, formando cavernas e grutas, daí então cenotes ou sumidouros de água.

A água acumulada nestes cenotes subterrâneos é de uma cor turquesa com uma temperatura muito agradável de 78 º F (25,5 º C). As estalactites e estalagmites que dão formas dentro destes cenotes são verdadeiras obras de arte natural. 


Em muitos deles, buracos no teto permitem a entrada da luz do sol, causando uma iluminação mágica e única. Os cenotes de Yucatán são um tesouro natural que deve ser visto por todos, tendo em mente que eles devem ser protegidos para que o homem não possa destruir em poucos dias, o que a natureza levou milhões de anos para criar.


Existem quatro tipos diferentes de cenotes, aqueles que são completamente subterrâneos, aqueles que são semi-subterrâneos, e aqueles que estão ao nível da terra como um lago ou lagoa, como a do Dzibilchaltun, e aqueles que são poços abertos, como o de Chichén Itzá.


Alguns deles são acessíveis para a natação e mergulho em cavernas, mas este é um esporte que só deve ser praticado com um guia profissional que você encontra próximo aos locais onde os mesmo se localizam.

E por sinal....um mergulho em um destes Cenotes deve ser de uma sensação inesquecível por tamanha beleza que a natureza nos proporciona.

3 comentários:

  1. Que magnifico post !! meus parabens.

    ResponderExcluir
  2. Estive em fevereiro de 2012 num destes mergulhos em cenotes onde haviam peixes. Foi uma das coisas mais lindas que vivi... Quem for a Cancun não pode deixar de ter esta experiencia.

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos, parabens

    ResponderExcluir