Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/02/2011

Milhões de planetas podem ter vida

Cientistas ligados à NASA apresentaram as últimas estimativas do número de planetas existentes em nossa galáxia, a Via Láctea. De acordo com eles, seriam 50 bilhões. 
Um número certamente impressionante, contudo o que mais impressiona ainda é o fato de que 500 milhões destes planetas podem possuir temperaturas compatíveis com a de nosso planeta. Isto significa que são extremamente favoráveis à vida, como a conhecemos. 
Este número foi estimado levando em conta a quantidade de candidatos a planetas já encontrados pelo telescópio Kepler, calculando que dos 1235 encontrados, 54 se encontram dentro da zona habitável. 
 Estimando-se que de cada duas estrelas, pelo menos uma tenha um planeta, e que em cada 200 destes planetas, um possa ser compatível com a vida tal como a conhecemos, no que diz respeito à sua temperatura.
Os cientistas alertam que o Kepler só consegue ver planetas que orbitam próximos às suas estrelas e muitos dos planetas descobertos desafiam as leis da Física. Já foram encontramos mais de 100 planetas com o tamanho de Júpiter, por exemplo, e nunca achávamos que poderiam haver tantos planetas tão grandes…
Por muitos anos os cientistas acreditavam na existência de 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia, contudo no ano passado um cientista de Yale calculou o número como sendo próximo a 300 bilhões.
Lembrando que o número anunciado de planetas foi somente calculado para a nossa galáxia. 
Cientistas acham que há 100 bilhões delas no universo, e estas novas estimativas nos levam a multiplas perguntas sobre a possibilidade de vida em outros lugares do cosmos


Nenhum comentário:

Postar um comentário