Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14/01/2011

TV - DICAS PARA UMA COMPRA IDEAL

Existe uma relação entre o tamanho da tela e a distância mínima que deve ser mantida entre os olhos e a TV, para que haja conforto visual. Por isso, nem sempre a tela de maior tamanho é a ideal para sua casa. Defina em qual ambiente a TV será instalada. Os aspectos do local exigirão um aparelho com características específicas.
Uma TV muito próxima ao espectador pode causar vista cansada e até dores de cabeça, para quem passa muitas horas na frente do aparelho. As TVs grandes também são inadequadas para ambientes muito pequenos em relação à nitidez da imagem, que pode ficar pontilhada, quando vista de muito perto (a nitidez atinge a qualidade ideal a partir de uma determinada distância de visão).
Calcule a distância entre a TV e o espectador
Confira sempre a distância entre o espectador e a tela da TV. Para calcular a distância, em relação às TVs de alta definição, multiplique o número de metros por 21. Ou seja, se a distância do local onde pretende instalar a TV até o sofá for de 2 metros, o ideal é que a tela tenha 42 polegadas. E assim por diante. Há diferenças neste cálculo dependendo da resolução da TV. Veja:

Resolução standard: multiplique a distância por 12 polegadas
Resolução 1080i (alta definição): multiplique a distância por 18 polegadas
Resolução 1080p (Full HD): multiplique a distância por 21 polegadas


Quarto, sala ou Home Cinema?

O quarto, em geral, por ter metragem menor, pede uma TV com menos polegadas. Já a sala, ou locais especialmente preparados para exibição para toda a família, requerem TV de telas bem maiores. Para montar um Home Theater, verifique se a TV que deseja adquirir se encaixa no espaço disponível, deixando alguns centímetros de todos os lados para que haja ventilação suficiente. Você pode também prever um móvel que inclua espaço para outros equipamentos que serão acoplados à TV, como caixas, DVD player ou um Blu-Ray.

Outros fatores para escolher a TV ideal

Luminosidade
Em relação ao local, verifique também a luminosidade. Há TVs que não apresentam boa imagem em locais muito iluminados. 

Conexões
Pense na quantidade e o tipo de conectores que irá precisar para ligar seus equipamentos. Se você quer que a TV seja o centro de entretenimento e deseja conectar aparelhos de vídeo, consoles de games ou outro tipo de eletrônico, deve verificar se a TV possui as entradas necessárias. Isto evita que depois seja preciso instalar adaptadores ou cabos.

Brilho, contraste e ângulo de visão
Especialistas dizem que os aspectos de brilho, contraste, cor e ângulo de visão devem ser considerados em conjunto, pois há modelos que perdem em um quesito, e compensam em outro.

Espectador
Observe as características do espectador. Se gosta de trocar de canal com freqüência a função PIP pode ser importante. Se é deficiente auditivo e precisa de legendas, a TV deve oferecer closed caption. Quem gosta de acessar o som original dos filmes, precisa de um aparelho com função SAP, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário