Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26/12/2010

CAFÉ

A bebida sem álcool mais consumida e apreciada 
em todo o mundo e percebe-se porquê: estimulante,diurético e antioxidante, 
o café pode também estimular 
a termogénese e a oxidação da gordura.
O café é um arbusto lenhoso originário da Abissínia, região a norte da actual Etiópia, amplamente cultivado em vários países tropicais como o Brasil, a Colômbia e o Vietname, devido à sua importância económica. A planta, que atinge os 3,5 metros de altura, é composta por um caule erecto e delgado, folhas verde-escuras, perenes e oposto-lanceoladas, pequenas flores estreladas de cor branca, e frutos sob a forma de bagas vermelhas contendo cada um duas sementes, os grãos que depois de torrados e moídos, utilizamos para a preparação do café.


Tradicionalmente, as sementes de café sempre foram mastigadas, devido às suas propriedades estimulantes, pelos povos do Médio Oriente. Esta utilização encontra-se até referenciada em obras religiosas como o Corão e a Bíblia. A bebida do café surgiu, segundo a lenda, quando alguns monges, associando os sintomas de insónia à ingestão de sementes do cafeeiro, resolveram preparar uma infusão com os grãos macerados, obtendo assim uma bebida deliciosamente aromática e capaz de afastar o sono e estimular a mente. 

No século XV, o arbusto do café foi introduzido na Arábia, onde enormes plantações abasteceram durante muito tempo todo o mercado mundial. Posteriormente, os alemães monopolizaram o comércio do café, introduzindo e cultivando as plantas nas suas colónias de Batavia, Ceilão e Java. Nos anos seguintes, o café tornou-se conhecido na Europa, e países como Inglaterra e França passaram a cultivá-lo nas suas colónias.

Actualmente, mais de metade do café que consumimos provém da propagação de uma única planta, cujas sementes foram introduzidas na América do Sul pela mão dos navegadores ibéricos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário