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23/12/2010

Artes Plásticas na educação infantil


Artes plásticas é uma forma de aprender com a expressão dos sentimentos

Artes na educação infantil podem, além de ser uma atividade prazerosa, levar a criança a descobrir, criar, compartilhar experiências e trabalhar a imaginação

O contato da criança com a arte deve acontecer da forma mais lúdica e prazerosa possível.
Artes plásticas são nada mais que a capacidade de moldar, modificar, reestruturar e ressignificar os mais diversos materiais na tentativa de conceber e divulgar nossos sentimentos e, principalmente, nossas ideias. É a essência do plástico. Um material inicialmente líquido que se pode transformar em qualquer tipo de utensílio, objeto, peça ou componente, necessitando apenas, nesse processo, da criatividade não só de conceber o objeto em si, mas também do processo de produção do mesmo. Por isso, artes plásticas.

Seu entendimento hoje é bem mais abrangente, não se limita apenas à pintura e à escultura, como também avança pelas performances, instalações, vídeo-artes, grafismo e inúmeras outras expressões pós-modernas. A categoria “arte” passou a delimitar uma expressão específica do ser humano, afinal, existem coisas belas que não são arte, no entanto admiramos e, ainda, há coisas que admiramos, mas não são belas e nem são arte. E o pior: coisas que não gostamos, não são belas e são “arte”.

Belas, indiferentes, boas, ruins. Independente do valor estético das artes, o importante é considerar que essas promovem o desenvolvimento integral do indivíduo: intelectual, emocional, social, perceptivo, físico, estético e criador. Tudo isso pode ser desenvolvido por meio do ato da criação. Por isso, o ensino das artes plásticas é um meio importante para que os alunos possam compreender a si mesmos e aos outros, para a compreensão da sua própria realidade, na expressão de seus sentimentos, emoções, desejos e projetos, na sua autonomia pessoal e social.

O contato da criança com a arte deve acontecer da forma mais lúdica e prazerosa possível. Os profissionais da área de educação precisam adotar a atitude de encorajá-la a se exprimir por meio de algum material de criação. Assim, encontrarão mérito verdadeiro nas expressões artísticas naturais das crianças. O professor não deve jamais tentar avaliar uma experiência artística, mas deve procurar compreendê-la, pois aquilo que é criado é uma expressão do que se pensa ou do que se sente.
Cabe ao professor entender, estimular e criar um ambiente em que possibilite observar cada atividade.
Com o objetivo de mostrar que as artes plásticas têm um papel fundamental na educação, pois justamente seu lado lúdico permite que o conhecimento seja construído de uma forma agradável, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Artes Plásticas na Educação Infantil”.
As atividades de artes na educação infantil devem proporcionar momentos prazerosos, que provoquem na criança o desejo da descoberta, a flexibilidade manual, a destreza, a criatividade, a produção e a reflexão. Nas quais podem ser explorados diversos materiais.

Enquanto desenha, pinta e faz colagem, a criança está liberando suas emoções, suas fantasias, estabelecendo uma troca consigo mesma, com o outro e com o mundo. Cabe ao professor entender, estimular e criar um ambiente em que possibilite observar cada atividade. Para isso, é importante a clareza dos objetivos, tanto nas atividades livres (que são aquelas em que os alunos escolhem os materiais e temas) quanto nas fechadas (aquelas em que o professor propõe os temas e as estratégias).

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