Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

09/12/2010

PONTA NEGRA - RJ

Uma mistura de índios, negros, chineses e europeus que habitaram ou passaram por uma parte do litoral brasileiro.
Esta é a origem do povo caiçara.

A praia da Ponta Negra ainda preserva grande parte da cultura caiçara, onde ainda sobrevivem da pesca e agricultura.

Na vila, rodeada de Mata Atlântica, com 2 corredeiras e com uma vista espetacular para o mar, 40 famílias, dentre elas 200 pessoas, vivem em plena harmonia com a natureza.
Possui 1 escola que cursa até a 4 série, depois as crianças têm que se locomover até Paraty se quiserem continuar os estudos.

A vila não possui luz elétrica, mas em 2003 uma ong inglesa doou para todos os moradores nativos um sistema de placa solar, que proporcionou luz a 12 v para todos, inclusive para escola.

A vila está bem organizada, possui uma sede da Associação de Moradores e Amigos da Ponta Negra, um orelhão faz a ligação da vila ao mundo, ou celular... As casas ainda mantêm as características caiçara, muitas vezes feitas de pau a pique e sapê.
Hoje o turismo é mais uma fonte de renda para os moradores.
Uma família se destaca com sua capacidade de favorecer a quem visita a praia por um dia ou mesmo uma semana, momentos inesquecíveis, com segurança e bom atendimento.

O Restaurante do TETECO que fica na beira da praia oferece um farto cardápio caiçara, onde vc mesmo pode escolher o peixe que será preparado.


O Restaurante 
serve também o 
café da manhã.
Uma linda cachoeira a 20min da praia, localizada na praia das Gaietas faz toda diferença no lugar...
Venha conhecer, no mínimo você terá um dia inesquecível...
A praia é transparente, tem ótimas cachoeiras e trilhas fantásticas. Há bons lugares para se instalar. Deixo a dica das casas pra alugar da Bikinha. Ela também faz uma lula maravilhosa. Prepare-se para banhos bem gelados e altos papos com os caiçaras ao entardecer. Vale a pena conhecer. Vale a pena ter consciência e ajudar a preservar o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário