Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/12/2010

Oscar Niemeyer o grande arquiteto comemora o aniversario de 103 anos em Niterói

Niterói fará uma grande festa na próxima quarta-feira para comemorar os 103 anos do arquiteto Oscar Niemeyer. A recepção será no novo prédio da fundação que leva seu nome. O edifício será inaugurado durante o evento. O homenageado já confirmou presença e trará a família e amigos. Na ocasião, será distribuída a nova edição da revista “Nosso Caminho”, dirigida pelo aniversariante.

Para o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger, é uma honra para a cidade ter uma comemoração histórica como esta.



Museu de Arte Contemporânea -MAC
“Quando falamos para o Niemeyer que entregaríamos a construção em dezembro, ele quis comemorar seu aniversário no local. Para nós, é uma honra, pois esta é uma grande honra concedida pelo maior arquiteto do planeta”


O prédio da fundação faz parte do conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer, que abrange o território da Ponta da Areia até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, além da Estação de Charitas – todos projetos do artista. A área tem cerca de 72 mil metros quadrados.
Teatro Oscar Niemeyer


“Este equipamento é um exemplo de que a parceria entre os governos municipal, estadual e federal e a iniciativa privada pode dar muito certo”, declara Selmo Treiger.

Estrutura – A futura sede da Fundação Oscar Niemeyer, que atualmente funciona no Rio de Janeiro, guardará um acervo com diversas obras do arquiteto. São esculturas, projetos, maquetes, entre outros trabalhos, realizados por Niemeyer durante quase 70 anos de dedicação à profissão.


O edifício principal tem cerca de 1.600 metros quadrados e tem a forma de um caracol. O museu será instalado em um mezanino de 500 metros quadrados, onde ficará exposto o acervo do artista. A obra ficará sobre um espelho de água, que mede 1.500 metros quadrados. O custo total da intervenção foi de cerca de R$ 10 milhões, investidos pela concessionária Barcas S/A e pelo Ministério do Turismo.
 Memorial Roberto Silveira

Um outro projeto será erguido próximo ao prédio da fundação, com salas, auditórios e bomboniére, onde serão realizados cursos, palestras, seminários e congressos relacionados à arquitetura e às artes.A relação do arquiteto Oscar Niemeyer com Niterói começou com a construção do MAC na década de 90. O museu serviria de símbolo da qualidade de vida da população.



“O MAC foi o estopim para reacender as chamas de autoestima no coração dos niteroienses, que voltaram a ter orgulho da cidade onde moravam”, orgulha-se Treiger.
A partir disso, o Caminho Niemeyer começou a ganhar forma. Quando for concluído, o conjunto arquitetônico será formado por 11 edificações: o Memorial Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer, o Museu Petrobras de Cinema, uma Catedral Batista e uma Católica e outra flutuante, a nova Estação das Barcas e a de Charitas, o Teatro Popular, a Praça JK e o MAC


ELE REALMENTE MERECE PARABÉNS POR SEU ANIVERSÁRIO E POR TANTAS OBRAS QUE COM CERTEZA SERÃO ADMIRADAS POR MUITAS GERAÇÕES.


PARABÉNS OSCAR NIEMEYER

Nenhum comentário:

Postar um comentário